Pesquisar neste blogue

domingo, 9 de julho de 2017

Da confiança à crise dos Bancos (75)

Do Banco Português do Atlântico (31/12/1942) ao Millennium BCP:

Desde o final de 1989, o BCP lançou uma nova rede de distribuição de vários produtos financeiros, por forma a concretizar a sua vocação nacional, sempre dentro dos princípios de dar satisfação às necessidades identificadas dos Clientes, tendo informado o seguinte:
“Para si, colaborador(a) da ASSEMBLEIA REGIONAL DA MADEIRA criámos a Nova Conta Ordenado, um serviço novo e diferente da NOVAREDE, de cujas características destacamos:
- Antecipação do Ordenado a partir do dia 15 de cada mês; Remuneração até 4,66% sobre a totalidade do saldo; Cartão de crédito VISA NovaRede, GRATIS na fase de lançamento, que entre outros, lhe garante um serviço de assistência e manutenção a veículos com mão-de-obra TOTALMENTE GRATUITA; A Linha Directa, serviço de atendimento telefónico, que receberá as suas instruções entre as 8 da manhã e as 10 da noite; Pagamentos Periódicos (Águs, Luz, telefone Etc.) GRATIS (o Banco encarrega-se da transferência junto da companhia respetiva); Acesso a Linha se Crédito Pessoal; Cartão MULTIBANCO e Livro de Cheques Cruzados totalmente GRATUITOS no acto de abertura da conta”.
Numa informação posterior, o BCP informou: “Sabemos que é nosso potencial Cliente. Neste sentido, preocupámo-nos em instalar uma das Sucursais da NovaRede bem perto da sua casa ou do seu local de trabalho. A partir de agora, no Edifício Oudinot, junto ao Mercado dos Lavradores e na Rua do Sabão, nº 54, junto à Praça Colombo – Funchal, terá ao dispor um novo conjunto de produtos e serviços financeiros e uma rapidez de atendimento sem paralelo no sistema bancário português”.

Em finais de 1996, as sucursais da NovaRede eram 323, com percentagem de 5% de mulheres ao seu serviço. Mas com o objetivo de atenuar uma imagem discriminativa das mulheres trabalhadoras da instituição, foi decido integrar no quadro de funcionários “pelo menos uma mulher em cada balcão da NovaRede”.
O Relatório e Contas do BCP de 1999 refere: “A generalidade do acesso à internet e a adesão significativa da base de clientes do Banco7 à solução do “HomeBanco 7”, a par da constante inovação tecnológica nesta área, justificaram o desenvolvimento de uma nova aplicação, mais simples, mais fácil no recenseamento e mais abrangente quanto às funcionalidades disponibilizadas, cujo relançamento em março de 1999 permitiu a consolidação do posicionamento do Banco 7 como banco directo”.
Na Bolsa, em 19 de junho de 2000, concretizaram-se as Ofertas Públicas de Aquisição lançadas pelo BCP sobre o BPSM, Banco Mello e Seguros Império, ficando o BCP a controlar 97,8%, 95,7% e 97,5% do capital social, seguiu-se a escritura pública de fusão do BPA e do Banco Mello no BCP. Face a estas ações, foi promovido o aumento do capital social do BCP, passando de 1 000 000 000 de euros para 2 042 971 990 euros.
Com a referida fusão do BPSM e do Banco Mello no BCP, foram canceladas as licenças então requeridas à Sucursal Financeira Offshore da Madeira:
“BANCO PINTO & SOTTO MAYOR, S.A. E BANCO MELLO, S.A.
 Torna-se público que por despacho do Secretário Regional do Plano e Finanças de 2002.07.05, foram canceladas as licenças concedidas às sucursais acima mencionadas, consideranso o parecer favorável da SDM e o facto das sucursais financeiras não apresentarem qualquer actividade desde 01 de Janeiro de 2002, existe fundamento para o cancelamento das licneças com efeitos reportados a 01 de Janeiro de 2002 e da dispensa do pagamento das taxas anuais de funcionamento de 2002 (…) 19/7/2002”

(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário