Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 27 de março de 2017

Da confiança à crise dos Bancos (60)

DO «BANCO DA MADEIRA» (1920) AO «BANCO SANTANDER TOTTA»
Em 1991, o Banco Totta & Açores desenvolveu a sua ação no contexto em que o regime de reservas de caixa ter passado a ser um dos pilares do novo método de controlo monetário, tendo em vista reduzir progressivamente o montante não remunerado. Para minorar este problema, a partir de fevereiro foram impostas novas restrições aos fluxos externos, passando a depender de autorização prévia do Banco de Portugal todas as operações de capitais realizadas por instituições financeiras residentes, relativas à venda de títulos a estrangeiros com acordo de compra.
Em meados daquele ano foram apresentadas as conclusões do Livro Branco para o Sistema Financeiro, em que na sua primeira conclusão proponha que as instituições de crédito seriam divididas em três grupos: a) Instituto de Crédito do Estado (Caixa Geral de Depósitos); b) bancos; c) instituições de crédito especializadas (categoria que engloba desde as caixas económicas até às sociedades de locação financeira e de leasing). Também foram transpostas para o direito interno português duas diretivas comunitárias que estabelecem normas relativas ao crédito ao consumo.

De acordo com o Relatório e Contas daquele ano, “a estratégia estabelecida no Plano a Médio Prazo, a orientação global da política do Banco continuou a privilegiar o crescimento rápido, mas controlado, do volume de negócios: expansão com permanente atenção à segurança e rendibilidade das operações realizadas”. Traduziu-se no posicionamento do BTA no grupo dos quatro maiores bancos portugueses e avançando na “construção do conglomerado financeiro de que o Banco é elemento fulcral” através da tomada de capital em empresas já constituídas, ou mediante a participação na criação de novas sociedades, atingindo uma carteira de 11 774 milhares de contos. O relatório salienta que “Como holding do BTA para a área financeira, a TOTTAGespar concentra as participações em empresas do sector financeiro, que complementam, com sinergias, a actividade do Banco. Esta sociedade foi criada em Agosto de 1990, com um capital social de 2 milhões de contos, detido em 99,98% pelo BTA, o qual veio a ser elevado para 3 milhões de contos ao fim de um ano de actividade”.
A TOTTAGespar tinha em 1991 participações financeiras na TOTTAFinance, constituída em novembro de 1990, com 46% do capital; na TOTTAFactor, com 50% do capital; TOTTARent, com 68% do capital; na DECA, adquirida no início de 1991, com capital de quase 100%, controla a GESTIFUNDO, a GERIGESTE e a SIFTA; a TOTTAImo, com 51%. O Relatório salienta: “Com a constituição destas sociedades o BTA passa a operar em duas áreas complementares da actividade bancária, cuja prática directa é actualmente ainda interdita aos bancos (…) para além das sociedades referidas, o Banco detém participação directa num número considerável de empresas”: TOTTADealer, TOTTAUrbe e EMPTEL.
No âmbito da rede de distribuição no País, compreendendo balcões e rede automatizada, abriu 30 estabelecimentos (dois dos quais são postos de câmbio), passando a ter 202 balcões da rede doméstica. Também alargou a sua implantação no estrangeiro, especialmente nos Países Africanos de Expressão Portuguesa (PALOP) e em zonas de concentração de emigrantes portuguese.
Procedeu à emissão de 15 milhões de ações, sendo 2 450 000 ações destinadas a detentores de Títulos de Participação; 10 000 000 por incorporação de reservas; 2 550 000 com reserva de preferência a acionistas. O Balanço consolidado revela que, no final de 1991, o BTA obteve o resultado líquido de 18 534 543 000$00.
 (continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário